Uma ação coordenada entre a Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, através do Departamento de Proteção Animal, a PATRAM e as ONGs Amigos de Rua e Pata Santa, levou à fiscalização de uma propriedade localizada na Estrada da Carapina, em São Francisco de Paula, onde funcionava um canil clandestino. Mais de 100 cães foram encontrados no local em situação de maus-tratos, subnutridos e em meio a excrementos.
Durante a fiscalização, a equipe do Departamento de Proteção Animal atestou as inúmeras irregularidades, como animais submetidos a condições insalubres e cruéis, além de quatro filhotes em estado de decomposição. No local, também foram encontrados medicamentos vencidos e um livro de procedimentos cirúrgicos, levantando suspeitas sobre procedimentos irregulares.
As evidências coletadas, que incluem laudos veterinários e registros fotográficos, levaram à prisão em flagrante do responsável, que não teve fiança arbitrada, e, após os trâmites legais, foi encaminhado ao Presídio Municipal. Os animais resgatados estão sob responsabilidade da ONG Pata Santa, mediante termo de depósito, para que recebam os cuidados adequados e, posteriormente, sejam encaminhados à adoção responsável.