Cavalgada percorreu a Avenida Júlio de Castilhos e reuniu a comunidade em celebração à cultura gaúcha.
O encerramento dos Festejos Farroupilha em São Francisco de Paula foi marcado pela força da tradição na tarde de ontem (20). Mais de 160 cavaleiros, somados a cerca de 80 pessoas que acompanharam o trajeto em caminhões e carros, participaram do desfile promovido pelo CTG Rodeio Serrano com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
A cavalgada teve início em frente ao Monumento ao Negrinho do Pastoreio, na Avenida Júlio de Castilhos, de onde os participantes seguiram até o CTG Rodeio Serrano. O trajeto foi acompanhado de perto por moradores e visitantes, que lotaram as calçadas para prestigiar o evento e celebrar o orgulho gaúcho.
O cortejo contou com a participação das forças de segurança locais, representadas pela Brigada Militar e pelos Bombeiros Civis. As instituições sociais e de ensino também marcaram presença, com alas da APAE de São Francisco de Paula, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Leite, que desfilou também com as suas Prendas.
A força da tradição foi reforçada pela maciça participação de entidades gaúchas. Desfilaram as Prendas Farroupilhas da 61ª Ronda Crioula, as Prendas da Gestão 2026/2027 e as Invernadas Artística e Campeira do CTG Rodeio Serrano, além da Fazenda Boa Vista e da Estância “A Ferro e Fogo”. Para completar a festa, dezenas de cavaleiros representaram os piquetes de laçadores Juca da Rata, Ilhapa de São Chico, Raízes Serrana, Estância do Ribeirão, Estância da Amizade e Amigos do Laço, consolidando o sucesso e a união da cidade nos festejos deste ano.