Imagem Topo
Monumento ao Negrinho do Pastoreio
Pontos Turísticos
Esculpido por Vasco Prado (1914-1998), o monumento é uma homenagem à uma das lendas mais conhecidas e importantes da cultura gaúcha. Vasco Prado foi pioneiro da escultura da arte moderna gaúcha. Considerado intérprete da alma rio-grandense, um dos principais artistas do Estado.
Sobre o local

Castigado por um fazendeiro cruel por ter deixado um cavalo fugir, um menino negro foi amarrado e abandonado sobre um formigueiro.

Na manhã seguinte, quando voltou ao local, o fazendeiro encontrou o menino ao lado de Nossa Senhora, e se ajoelhou pedindo perdão.

Com a bênção da santa, o menino montou em um cavalo e saiu galopando pelos pampas, onde até hoje as pessoas dizem tê-lo visto, e a quem rezam pedindo ajuda quando precisam achar algum objeto perdido.

Local: Av. Júlio de Castilhos
Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022