07 AGO 2019
Dia do Patrimônio terá programação especial em São Francisco de Paula

A data já é comemorada no Brasil e este ano ganhou status em todo o Rio Grande do Sul. A partir de uma ação do governo do Estado, que incluiu um decreto, o dia 17 de agosto passou a ser a data para olhar e valorizar o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. São Francisco de Paula é um dos destaques da celebração, apresentando três ações que valorizam o patrimônio cultural envolvendo a comunidade.

‘’A programação de São Chico está magnífica’’, elogia a secretária adjunta de Cultura, Carmem Langaro.

A criação do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado desde 1998,  ocorreu em 1998, quando o historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completaria 100 anos. Um mapa estadual online mostra a programação elaborada por municípios pelo Estado.

A programação de São Francisco de Paula se destaca especialmente porque traz um importante fato, a recente transformação do “Modo de Fazer o Queijo Serrano” em Patrimônio Imaterial da cidade.  A nova  legislação será lembrada em uma “Roda de Memória” na queijaria Sopro do Minuano, na localidade de Cazuza Ferreira.  O evento receberá convidados como representante da Secretaria da Cultura do Estado, autoridades municipais e pessoas da comunidade que desejam participar. Um ônibus fretado pela prefeitura levará o público para a experiência na queijaria. A “Roda de Memória” tem o apoio da Emater, da Associação AproSãoChico e do Sicredi Pioneira.

‘’A questão do Patrimônio em São Francisco de Paula está muito forte. Estamos construindo o Inventário Cultural e a celebração do Dia Estadual do Patrimônio Cultural veio ao encontro das nossas ações culturais. Estamos envolvendo a comunidade em experiências que levam para a preservação e cuidado com nosso patrimônio e identidade para as futuras gerações ‘’, diz o Secretário de Turismo, Cultura e Desporto Rafael Castello Costa.

Além disso, o Museu que reabriu há dois meses na cidade estará de Portas Abertas “sem cobrança de ingresso” apresentando o seu acervo com objetos da sociedade serrana e uma apresentação do CORO SFP. Também estudantes das escolas do município foram convocados por seus professores a fotografar o Patrimônio Material de São Francisco de Paula. A ação envolveu alunos do 8º ano.  A partir dos registros, o departamento de Cultura vai promover um concurso fotográfico. As imagens selecionadas participarão de um álbum colaborativo e votação de 10 a 15 de agosto na página do Facebook da Secretaria de Cultura. O autor da foto mais votada levará a turma para um passeio cultural em Porto Alegre.

Saiba Mais

Roda de Memória: evento reúne a comunidade em torno da sua história e identidade cultural. Interessados podem solicitar vagas. Ônibus fretado pela prefeitura levará os convidados até a Queijaria Sopro do Minuano, em Cazuza Ferreira.

Museu: aberto sem cobrança de ingresso nos dias 17 e 18 de agosto, das 10h às 18h (Avenida Júlio de Castilhos, 143). O Coro de São Francisco irá se apresentar no Museu no sábado, dia 17, às 16h.

Concurso Fotográfico: votação online na página da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto no Facebook. Acesse a página pelo link: www.facebook.com/secturismosaochico/

Informações: (54) 3244-3822