19 AGO 2019
“Ronco do Bugio” divulga concorrentes ao prêmio 2019

Festival ocorre nos dias 30 e 31 de agosto e vai distribuir R$ 10 mil em seis categorias

O 28º Festival Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula, já tem as músicas classificadas para a disputa de 2019. O concurso selecionou 10 músicas, entre as 84 obras inscritas na fase geral. Na fase local, oito músicas inscritas vão se apresentar na primeira noite e duas poderão passar para a disputa do grande prêmio que vai pagar R$ 5 mil ao primeiro colocado. Outras cinco premiações em dinheiro também serão distribuídas, totalizando R$ 10 mil em prêmios. Todos receberão o troféu Siccob Ronco 2019. O Festival ocorre nos dias 30 e 31 de agosto, no CTG Rodeio Serrano (Rua Benjamim Constant, 582), a partir das 19h30min. O evento tem entrada franca e apresenta também shows e bailes nos dois dias.

Promovido pela Prefeitura de São Francisco de Paula, o Festival valoriza a arte, a tradição e o “Bugio”,  ritmo genuinamente gaúcho criado a partir do fole da gaita. Esta sonoridade é parte da identidade do povo de São Francisco de Paula e dos Campos de Cima da Serra.

“As letras trazem muito da história do povo serrano, a memória e a cultura de forma criativa, todas com o melhor do ritmo Bugio. Teremos mais um Festival de qualidade”, diz Rodrigo Lucena, músico e professor de gaita, que integra o corpo de jurados ao lado de Israel da Sóis, músico, professor de gaita e pesquisador do Bugio, e Eduardo Gomes, também músico, compositor e cantor.

Este ano, o Ronco do Bugio homenageia Jardel Borba (1993-2018), por sua contribuição à Cultura e ao desenvolvimento da música serrana.  Músico e compositor natural de São Francisco de Paula, Jardel marcou o cenário musical da cidade, tendo recebido vários prêmios no Ronco do Bugio, entre eles o de “Música Mais Popular”, em 2018.

CONFIRA A LISTA DOS CONCORRENTES (ordem alfabética e de apresentação):

1. CAMPEANDO RETOÇO

(Jones Andrei Vieira)

2. CANTO GALPONEIRO

(Paulo Moraes Trentin e Carlos Möller)

3. É BUGIO

(Érlon Péricles)

4. ENTONADO

(Mário Amaral e Mário Tressoldi)

5. FAZENDA DA CRIA

(Arlindo Almeida Junior e Vani Vieira)

6. NO OLHAR DO BUGIO

(José Claro e Paulo Ricardo Costa)

7. ORGULHO SERRANO

(Eri Newton e Régis Lançanova)

8. PRA CANTAR NO RONCO DO BUGIO

(Paulo Moraes Trentin, Lucas Ferreira e Cristiano Martins)

9. SANGUE SERRANO

(Jairo Reis e Lincon Ramos)

10. TROPEIRO

(Norberto Clademir Saldanha, Nino Saldanha e Adelar Pinheiro Saraiva)

FASE LOCAL

1. AS GAITAS CHORAM EM SILÊNCIO

(Valdir de Oliveira)

2. DESBRAVANDO HORIZONTES

(Laura Lúcia Reis Machado e Mateus Reis Machado)

3. DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ

(Carolina Branco)

4. DOMA, LAÇO E CORDEONA

(Ubiratã Reis)

5. HOMENAGEM A JARDEL BORBA

(Gonzaga Manique)

6. LEVANDO O BUGIU COMO ESSÊNCIA

(Luis Fernando da Silva e Rogério Damasceno

7. NA TASCA DA TIA KESSI

(Toninho Belmonte)

8. NUM CÉU MAIS GAÚCHO

(Jardel Borba)

Saiba mais sobre o Ronco do Bugio 2019:

- O ingresso é gratuito e o público poderá levar um quilo de alimento para o Hospital do Município.

- Programação:

- Dia 30 (sexta-feira): Abertura oficial, apresentação das concorrentes locais, show com Os Tiranos  e baile Volnei Gomes.

-Dia 31 (sábado):  Apresentação dos concorrentes, show Quarteto Coração de Potro, degustação da gastronomia campeira com o 2ª edição dos Cozinheiros de São Chico, entrega da premiação e o Troféu Sicoob e Baile com o Grupo Batendo na Marca.

- O Ronco oferece ao primeiro prêmio R$ 5 mil, ao segundo lugar R$2,5 mil e ao terceiro, R$ 1 mil. Outros três prêmios serão conferidos ao melhor interprete, instrumentista e música mais popular, cada um de R$ 500.

Realização: Prefeitura de São Francisco de Paula. Apoio: Sicoob, Pousada São Chico, DRSul, Arroz Amigo e Cozinheiros de São Chico.

Local: São Francisco de Paula