02 SET 2019
São Francisco de Paula divulga vencedores do Ronco do Bugio 2019
Foto: Rafael França

Música de Novo Hamburgo, Canto Galponeiro, é a campeã do Festival

Os autores Paulo Moraes Trentin e Carlos Möller, de Novo Hamburgo, venceram o Ronco do Bugio 2019, sábado, em São Francisco de Paula, com a música "Canto Galponeiro". O evento lotou o CTG Rodeio Serrano e destacou também músicas de Porto Alegre e Lages (SC) como segundo e terceiro lugares. O Ronco do Bugio está em sua 28ª edição, uma realização da Prefeitura de São Francisco de Paula. O prefeito Marcos Aguzzolli realizou a abertura do evento que entregou R$ 5 mil ao primeiro colocado. Ao todo, foram R$10 mil em prêmios. As 12 músicas inéditas apresentadas no Festival serão editadas em CD.

Ao todo, foram 104 músicas inscritas. Para acompanhar a noite de apresentação das 10 finalistas da fase Geral e duas classificadas na Fase Local, na sexta-feira, o público foi recebido com Comida Campeira, com um cardápio elaborado pelas confrarias “Cozinheiros de São Chico” e “Arroz Amigo”. Foram servidas mais de 600 refeições, com carreteiro de charque, arroz com linguiça, quirela de porco, pão e salada verde. A gastronomia do Ronco do Bugio é uma das atrações da noite.

“A disputa foi muito forte e os vencedores ganharam por décimos. O nível dos bugios estava muito bom, com altíssima qualidade musical e de composição”, disse o jurado, Eduardo Gomes.

O Festival valoriza a arte, a tradição e o “Bugio”,  ritmo genuinamente gaúcho criado a partir da sonoridade do serrano a partir do fole da gaita. O Bugio é parte da identidade do povo de São Francisco de Paula e dos Campos de Cima da Serra.  As letras da músicas trazem muito a história do povo serrano, a memória e a cultura de forma criativa e musical feita com a gaita, instrumento preferido do gaúcho.

Além de Eduardo Gomes, integraram o júri Rodrigo Lucena, músico e professor de gaita, e Israel da Sóis, músico, professor de gaita e pesquisador do Bugio. A apresentação foi do escritor e poeta Léo Ribeiro.

Este ano, o Ronco do Bugio homenageou Jardel Borba (1993-2018), por sua contribuição à Cultura e ao desenvolvimento da música serrana.  Músico e compositor natural de São Francisco de Paula, Jardel foi vítima de câncer em 2018 e ainda deixou uma canção para o Ronco de 2019, que venceu a “Música Mais Popular”.

Após a premiação, a noite seguiu com show do Grupo Coração de Potro e Baile com Batendo na Marca.

Confere quem levou pra casa o Troféu Sicoob Ronco do Bugio 2019

1º LUGAR: CANTO GALPONEIRO (Novo Hamburgo)
Autores: Paulo Moraes Trentin e Carlos Möller

2º LUGAR: SANGUE SERRANO (Porto Alegre)