10 OUT 2019
São Chico promove edição 2019 do Festival de Coros do Rio Grande do Sul

A etapa São Francisco de Paula do 54º Festival de Coros da Fecors – O Gaúcho Quer Cantar, vai reunir cinco coros na Igreja Matriz do município no próximo dia 26 de outubro. O evento está marcado para as 20h e terá como anfitrião o Coro Municipal de São Francisco de Paula, formado por cerca de 30 vozes da cidade com a regência do maestro Giovani Costa. A entrada é franca.

Este ano, participam do Festival o CORAL DA APCEF, com Regência de  João Fernando Azambuja de Araújo, o CORAL SEFAZ, regido por Giovani Costa, o CORAL AMRIGS e Regência de Luciano Lunkes e o GRUPO VOCAL TRAMAVOZ, com regência do maestro Martin Altevogt. Ao todo, são certa de 100 coralistas.

O Festival de Coros não tem caráter competitivo. As apresentações visam promover a arte do canto coral e os talentos do Estado e do Brasil.

Em 2018, o evento reuniu mais de 800 espectadores. O Coro Municipal de São Francisco de Paula atua para difundir a cultura do canto coral, despertar o interesse na comunidade promovendo a integração social, a convivência comunitária, interação com outros coros e divulgação de São Chico. Foi fundado em Agosto de 2002, numa iniciativa da Prefeitura Municipal. O Coro SFP tornou-se um ícone da cultura serrana, levando o nome do município até os mais importantes eventos culturais do Estado. Dentre suas apresentações, destaca-se as participações nos eventos da cidade como a Festa do Pinhão e atividades como Feira do Livro de Porto Alegre, Festival FUNDARTE de Montenegro, Sonho de Natal de Canela, NATAL LUZ de Gramado. O repertório apresenta músicas populares, tradicionalistas e gospel.

A Federação de Coros do Rio Grande do Sul foi criada oficialmente em 1980, mas o primeiro Festival de Coros é de 1963 e desde então vem atuando para congregar coros e promover a cultura no Estado.