Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Oficina de Canto e Coral oferecida pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto de São Chico. Podem participar moradores da cidade que queiram conhecer a técnica utilizada pelo Coro de São Francisco de Paula. Com a regência do maestro Giovani Costa, os encontros vão de 28 de janeiro à 18 de fevereiro, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. As vagas são gratuitas. Para garantir a participação, os interessados devem ligar para a secretaria, no telefone (54) 3244-3822, informando apenas nome e o contato.
Não é necessário ter qualquer experiência musical para fazer parte da Oficina. Os alunos são apresentados às técnicas básicas do canto coral e deixam aflorar a sensibilidade. A primeira edição da Oficina, em 2019, reuniu cerca de 30 participantes, culminando em um Sarau, onde cada um pode mostrar seu talento, individual e em grupo. Este ano, o Sarau está marcado para o dia 19 de fevereiro.
“Muitas vezes as pessoas têm um desejo, um talento e um dom que individualmente é mais complicado desenvolver. O Canto em grupo oportuniza a pessoa ficar desinibida, além de praticar o coleguismo e a sociabilidade”, inventiva o maestro.
A atividade oferece certificado e é também uma porta de entrada para o CORO SFP. Um dos que cursou a Oficina foi o historiador Nathan Camilo. Depois dos quatro encontros e do Sarau de encerramento da Oficina, não conseguiu mais deixar o grupo.
“De lá pra cá já foram nove apresentações, em cinco cidades. Cantar com o Coro me trouxe um sentimento de pertencimento e união. Vale a pena”, diz Nathan, que, além de cantar, criou este ano a página do Coro SFP e não descuida das postagens nas redes sociais.
Conforme o secretário Rafael Castello Costa, a valorização do Coro SFP tem sido um dos eixos principais da Secretaria e do Departamento de Cultura. Em 2020, a atividade promete ser ampliada, com a manutenção de viagens e o Festival de Coros já realizado há dois anos na cidade.
O CORO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA existe há 17 anos, sempre regido pelo maestro Giovani Costa e formado por coristas da comunidade. Giovani é Bacharel em Música, com habilitação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Graduado em Educação Musical. Como pianista acompanhador, realizou turnê nacional nas principais capitais do Brasil, França e Suíça.
Ao difundir o Canto Coral, o CORO SFP busca despertar o interesse na comunidade pela arte, promovendo a integração social. O grupo tornou-se um ícone serrano, levando o nome do município até os mais importantes eventos culturais do Estado. Com aproximadamente 36 integrantes, o Coro SFP apresenta repertório com músicas populares, tradicionalistas e gospel.
SERVIÇO
O QUE: Oficina Canto e Coral, com maestro Giovani Costa
QUANDO: Terças-feiras, de 28 de janeiro à 18 de fevereiro
HORÁRIO: das 19h às 21h
VAGAS: gratuitas
INSCRIÇÕES: (54) 3244-3822