Convênio firmado com o CETAP vai fomentar a agroecologia na agricultura familiar
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), promoveram ontem (18) o 1º Encontro de formação e diálogos sobre produção agroecológica, agroflorestas e frutas nativas na perspectiva de conciliar conservação ambiental com geração de emprego e renda.
O encontro faz parte do plano de trabalho firmado entre a Secretaria e o CETAP, que tem como objetivo estimular ações de agroecologia e agroflorestas. Esse projeto, com carga horária de 90 horas mensais, trabalhará especialmente com 30 grupos de agricultores familiares que participam do programa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em São Francisco de Paula, além de famílias interessadas em trabalhar com agroflorestas, frutas nativas, produção sem agrotóxico, com foco na valorização e processamento do pinhão.
‘’A importância desse trabalho aqui em São Francisco de Paula é justamente a valorização de espécies nativas, que atualmente são negligenciadas, mas que podem gerar renda. Isso promove a conservação ambiental, uma vez que são espécies já presentes na região e que contribuem para nossa biodiversidade’’, ressalta a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Damiane Boziki.
Na ocasião, o técnico responsável pelo CETAP Alvir Longhi relembrou que é necessário abranger no projeto as três dimensões da agricultura: geração de renda, produção de alimentos e conservação da natureza, e, ainda assim, colaborar no desenvolvimento de uma agricultura em conjunto às condições socioculturais, econômicas e ecológicas. Ao final do encontro, os participantes experimentaram um coquetel com produtos agroecológicos oferecidos pelo CETAP.