09 JAN 2021
MEIO AMBIENTE
Polícia Civil prende homem por maus-tratos ao animais em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente em São Francisco de Paula
Policia Civil prende homem por maus tratos ao animais em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente em São Francisco de Paula

Cerca de 16 animais eram mantidos em situação de maus-tratos

Na última sexta feira (8) uma operação coordenada pela Secretaria municipal de meio Ambiente e Sustentabilidade em conjunto com a Polícia Civil prendeu um homem morador de São Francisco de Paula por prática de maus-tratos.

Cerca de 16 animais eram mantidos vivendo em condições insalubres de higiene, sem água, comida ou abrigo da chuva. A maioria era mantido preso por correntes que não permitiam sua mobilidade. A ação, em flagrante, encontrou o proprietário em casa. O homem justificou que os animais não precisavam de atendimento.

O responsável pelos animais já havia sido  notificado anteriormente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e descumpriu com as melhorias solicitadas.

A Secretaria Damiane Boziki destaca que o município teve uma lei aprovada em 2019 que é mais rígida com quem pratica maus-tratos aos animais e que com a nova Lei Federal sancionada em 2020 pelo Presidente Jair Bolsonaro, o crime de maus-tratos passa a ter a pena de reclusão de até 5 anos.

“A Secretaria tem aumentado a fiscalização para combater os maus-tratos aos animais no Município e tem intensificado a parceria com a Polícia Civil, PATRAM e Brigada Militar. As parcerias estão resultando na punição de quem comete a prática de maus tratos”, destaca Damiani Boziki.

Para denuncias de maus-tratos contra os animais os canais de comunicação com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade são por meio do telefone 5432441214 ou email fiscalizacaosemas2018@gmail.com.