15 SET 2021
MEIO AMBIENTE
Governo Federal assina contrato para concessão da Floresta Nacional de São Francisco de Paula
Expectativa é de que os investimentos ultrapassem R$ 70 milhões durante os 30 anos de contrato

Criado em 2019, o novo modelo de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente (MMA) concluiu na última terça-feira (14), a concessão da Floresta Nacional de São Francisco de Paula (Flona). A ideia central é proporcionar a melhor proteção dos parques através do aumento da visitação e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno, por meio do turismo.

A assinatura do contrato foi realizada em um ato semipresencial com o ministro do Meio Ambiente Joaquim Álvaro Pereira Leite, do senador Luis Carlos Heinze, do Prefeito Marcos Aguzzolli, do Secretário de Turismo, Cultura e Desporto Rafael Castello Costa e da Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade Damiane Boziki.

A concessão ocorre no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e resultará em recursos privados que podem chegar a mais de R$ 70 milhões em investimentos na Flona. A empresa vencedora do edital ficará responsável por todos os serviços ligados a visitação, como a manutenção e sinalização de trilhas, estruturas de atrativos, hospedagens, bilheteria, limpeza e segurança de local.

De acordo com o Prefeito Marcos Aguzzolli esse é um grande passo para alavancar o ecoturismo no nosso Município, tendo em vista que a Flona é um dos parques que mais recebem visitantes no país. "Tendo a infraestrutura necessária, a nossa expectativa é que as visitas tripliquem", afirma o Prefeito.