Promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, o programa deve viabilizar 100 inseminações da raça francesa Montbeliard
A Secretaria de Agricultura inicia hoje (15), programa inédito de inseminação artificial em São Francisco de Paula. Através do SIM (Sistema de Inspeção Municipal), o programa vai viabilizar o total de 100 inseminações da raça francesa Montbeliard, beneficiando 5 produtores de queijo artesanal serrano legalizados por meio do SIM.
A raça Montbeliard possui aptidão tanto para leite, quanto para carne, sendo também uma raça que é resistente ao frio e ao calor. A escolha pela raça francesa foi feita pelos próprios produtores de queijo serrano e viabilizada pela Secretaria de Agricultura. O projeto ainda conta com a parceria da EMATER.
A proposta é viabilizar ao pequeno produtor o melhoramento da genética do rebanho. Desta forma, o produtor ganha não só em leite e queijo, mas também em carne, já que a raça possui dupla aptidão.
O Secretário de Agricultura Alexandre Bossle destaca que o objetivo do programa também é incentivar que outros produtores saiam da ilegalidade, uma vez que apenas os produtores legalizados pelo SIM podem acessar o programa de inseminação artificial. “É inegável as vantagens de produzir queijo serrano legalizado, que segue as normas vigentes e possui selo da inspeção municipal. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a cadeia de produtores rurais que estão totalmente legalizados”, explica.