13 FEV 2021
SAÚDE
Segunda etapa da campanha de vacinação contra Covid-19 já iniciou em São Francisco de Paula

Até o momento 448 pessoas já foram vacinadas

A prefeitura de São Francisco de Paula deu início nesta segunda-feira (8) à vacinação contra a Covid-19 em idosos acamados acima de 60 anos, em seus domicílios, e de um cuidador por domicílio. Na primeira etapa da vacinação, definida pela Resolução 007/21 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foram imunizados profissionais da saúde da linha de frente, profissionais da saúde que trabalham em postos de saúde, hospital e secretaria da saúde, além de profissionais que trabalham em consultórios particulares e profissionais que trabalham em farmácias. A ampliação da cobertura vacinal para o grupo de idosos acamados acima de 60 anos foi estabelecida pela deliberação 009/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Ainda não há previsão para iniciar a vacinação do próximo grupo, que será de idosos acima de 85 anos, pois ainda não há imunizantes suficientes disponíveis para esse grupo. A campanha completa de imunização será escalonada, respeitando o esquema vacinal definido pelo Governo Federal. O início da próxima etapa será divulgado por meio dos canais de comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula.

O Secretário de Saúde Moacir Daros ressalta a importância de respeitar o calendário proposto pelo Governo Federal, além de somente iniciar uma nova etapa de vacinação quando todas as demais já estiverem concluídas, para evitar que faltem doses. "Hoje estamos vacinando os acamados, pois temos quantitativo para para este grupo. Ainda não recebemos quantitativo para vacinar o próximo grupo prioritário que é de idosos de 85 anos ou mais. Quando recebermos as doses para este grupo prioritário, rapidamente informaremos de que forma vamos realizar a vacinação", garantiu o Secretário.

A Prefeitura ressalta que segue as orientações do Plano Nacional de Imunização. Caso haja dúvidas ou deseje denunciar irregularidades, entre em contato com a Secretaria de Saúde: (54) 3244-1855.

Profissionais da saúde, de acordo com o Plano Nacional de Imunização:
São considerados trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

O Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 você pode conferir clicando aqui.