Crianças com deficiência e comorbidades são o primeiro grupo que poderá ser vacinado
São Francisco de Paula começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos a partir de amanhã (19), de forma escalonada. O primeiro grupo é o de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, crianças indígenas e quilombolas e crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. A vacinação será realizada no Posto de Saúde Central, mediante agendamento pelo telefone 54 32441104.
A vacinação em crianças foi aprovada pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde e é considerada completamente segura. Não é necessário receita médica para a aplicação. A criança deve ser levada ao posto pelos pais ou responsáveis, com o cartão de vacina, se disponível, e um documento de identificação.
A aplicação será feita com a vacina da Pfizer pediátrica, a única autorizada até o momento para essa faixa etária, em duas doses de 0,2 ml, com intervalo de 8 semanas. A imunização contra a Covid 19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Nas crianças, a eficácia da proteção da vacina alcança 90,7% uma semana após a segunda dose.
A Secretaria de Saúde se prepara para dar atendimento diferenciado às crianças durante a vacinação. As crianças serão acolhidas e permanecerão no local de vacinação por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina, para observação.
Texto: Carolina Andriola - Jornalista 0020584/RS