17 SET 2021
Novos Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação
Durante esta semana a Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e também o treinamento para a atuação dos agentes no Município

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana treinamento aos novos agentes comunitários de saúde (ACS). A ação começou na última segunda-feira (13) e termina nesta sexta-feira (17). No total participam 19 novos profissionais da rede municipal, que foram convocados por meio de processo seletivo simplificado realizado no mês de agosto. Todos os agentes iniciam o trabalho de campo já na próxima terça (21), realizando o cadastramento da população dos bairros Rincão, Campo do Meio, Britadeira, Cipó e Centro.

A capacitação ofertada aos novos Agentes Comunitários de Saúde é composta por diversas temáticas, com profissionais capacitados de todos os setores e unidades da Secretaria de Saúde. Foram abordados assuntos relacionados as atribuições do ACS, diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), acolhimento, indicadores e redes de saúde, dentre outros assuntos e práticas do dia a dia.

O Vice-prefeito Thiago Teixeira participou da última aula e ressaltou que o trabalho do Agente Comunitário de Saúde é essencial para o acompanhamento da comunidade. "Vocês serão os olhos do SUS, os olhos da Secretaria de Saúde. É através do trabalho de vocês, que estarão em contato direto com as pessoas, nas comunidades, que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde conseguirão conduzir e pensar melhor nas políticas públicas para a população", disse o Vice-prefeito.

O Agente Comunitário em Saúde (ACS) é fundamental para o modelo de atenção, pois realiza a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.
Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021