31 JAN 2022
Canela e São Chico formalizam interesse na criação de consórcio para serviços de água e esgoto

Municípios iniciam estudos para substituir a Corsan

Os prefeitos de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli e de Canela, Constantino Orsolin assinaram na última sexta (28) um protocolo de intenções entres os dois municípios para a criação de um consórcio que possibilitará a abertura de concorrência pública para contratação de empresa privada que deverá realizar serviços de tratamento de água e esgoto e ainda distribuição de água tratada, em substituição à Corsan.

O interesse foi formalizado na Prefeitura de Canela. Segundo o documento assinado, dentro de 45 dias, os prefeitos devem se reunir novamente para celebrar um protocolo de intenções, que será enviado às Câmaras Municipais para autorizar o Consórcio através de projeto de lei.

Segundo o prefeito Constantino, essa ação vai possibilitar buscar um novo modelo de contrato, aonde a empresa vencedora sofra um controle mais efetivo da qualidade do serviço. Além disso, a ideia é baratear a tarifa e ampliar as redes de água e esgoto. Um estudo preliminar mostra que é possível uma diminuição da casa de dois reais por metro cúbico de água tratada.

O prefeito Marcos Aguzzolli, de São Francisco de Paula externou sua preocupação com o serviço de esgoto. Segundo ele, o Município não tem um metro de rede de esgoto cloacal, ou seja, o índice de tratamento de esgoto é zero.

São Chico foi um dos primeiros municípios a ajuizar ação para que a Corsan cumprisse o contrato, processo que ainda tramita no judiciário.

Caixa d’água da Serra

São Chico e Canela juntos foram a caixa d’água da Serra, com muitos mananciais, grandes reservatórios e tendo em seus territórios as nascentes de grandes rios que irão formar muitas das principais bacias hidrográficas do Estado.

Proteger estas nascentes é primordial para um futuro sustentável e um desafio para a atual geração. Isso passa por controle efetivo dos municípios e tratamento adequado do esgoto, já que o serviço de saneamento básico é lucrativo, este lucro deve ser usado para proteger a água.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024