01 FEV 2022
Alunos da rede municipal retornam às salas de aula na próxima segunda (7)
O retorno presencial é obrigatório para Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial

Com o inicio do ano letivo na próxima segunda (7), os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial da rede municipal retornam às salas de aulas. O retorno é obrigatório e casos excepcionais deverão ser tratados diretamente nas escolas. A Secretaria da Educação analisará estes casos.

Os protocolos de segurança contra a covid-19 continuam, como o uso de máscara e de álcool em gel. O distanciamento seguirá sendo de 1 metro entre os alunos, conforme determinação do governo do Estado. Professores também indicarão que alunos evitem o compartilhamento de itens pessoais. As medidas de segurança são determinadas e regulamentadas pelos órgãos competentes, tanto local quanto de esfera estadual e nacional. O coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação Carlos Vinicius Baraldi reforçou que as escolas da rede municipal estão preparadas para receber os estudantes.

“As expectativas para o retorno às aulas são as melhores possíveis. Estamos buscando todas as alternativas para diminuir o impacto causado pelos últimos 2 anos em que as aulas ocorreram de modo não-presencial”, afirmou Baraldi.

É importante destacar, que para o ano letivo de 2022, a Secretaria Municipal de Educação realizou dois importantes investimentos: a aquisição de mobiliários de madeira para a Educação Infantil, que foram pensados com fins pedagógicos para auxiliarem nos processos de aprendizagem dos bebês e das crianças, além das bibliotecas literárias para as escolas, que devem oportunizar aos estudantes o acesso a uma diversidade de autores e obras de literatura infantil e infantojuvenil. Também foram adquiridos outros tipos de brinquedos para a Educação Infantil e tatames que proporcionarão melhor qualidade para as crianças se desenvolverem.

Ainda nesta semana, de quarta até sexta-feira, serão realizadas atividades direcionadas para os profissionais da Educação. Os encontros formativos têm como objetivo orientar os profissionais a utilizarem os recursos adquiridos, qualificando, assim, os processos de ensino e de aprendizagem.