12 AGO 2022
Secretaria de Educação e Brigada Militar de São Francisco de Paula realizam formatura de 70 alunos do PROERD
Desde 2012 o programa não era desenvolvido no Município

Após quase dez anos, a Brigada Militar retornou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, no município de São Francisco de Paula. Na noite de quinta-feira (11) ocorreu a formatura dos 70 alunos, de três turmas dos 5º anos de três escolas no Município. A cerimônia aconteceu no Clube Cruzeiro e foi organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Após 10 anos sem as atividades no Município, o PROERD retornou sob o comando do Soldado Jeferson Secco Oliveira, que ministrou 10 aulas para os alunos.

No evento, que contou com o Vice-Prefeito Thiago Teixeira e a Secretária de Educação Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann, houve a entrega de camisetas, certificado de conclusão e medalhas para todos os alunos participante. Os três alunos com as melhores redações sobre o combate às drogas ainda foram premiados com bicicletas.
Os formandos ainda firmaram um compromisso frente à comunidade se comprometendo em dizer não às drogas e à violência. No segundo semestre os trabalhos devem continuar nas escolas de São Francisco de Paula, com pelo menos quatro turmas.

O PROERD
O PROERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo: autoconhecimento e autogerenciamento; tomada de decisão responsável; compreensão dos outros (alteridade); habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal; habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.