30 MAR 2023
São Francisco de Paula promove VIII Conferência Municipal de Saúde
Foto: Josiele Silva
Nesta edição o tema central dos debates foi "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia"

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última quarta-feira (29), a VIII Conferência Municipal de Saúde para debater o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia". O evento foi realizado na Sociedade Cruzeiro e contou com a presença do Vice-prefeito Thiago Teixeira, do Secretário de Saúde Moacir Daros, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Ronaldo Luiz Bossle, além de mais de 129 pessoas, entre autoridades públicas, lideranças comunitárias e profissionais do setor da Saúde Municipal.

Durante a reunião, profissionais da saúde e a população debateram os seguintes eixos voltados para a saúde do nosso município: Eixo I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; Eixo II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Eixo III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Eixo IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas; Eixo V - Plano Municipal de Saúde. Também foi realizado um levantamento de propostas que servirão de base para a 9ª Conferência Estadual e para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

A Conferência de Saúde é o momento mais importante da consolidação do controle social da política de saúde, que vem sendo discutida no espaço do Conselho Municipal de Saúde. Os principais objetivos do evento são fortalecer, incentivar e divulgar a importância do Conselho Municipal de Saúde como órgão autônomo e deliberativo da saúde municipal.

As propostas apresentadas e aprovadas na Conferência Municipal foram encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, juntamente com todos os demais municípios do Rio Grande do Sul. As proposições serão deliberadas e encaminhadas para 17ª Conferência Nacional de Saúde, instância máxima do movimento coletivo de construção do SUS.

Essa foi vigésima oitava ação realizada em comemoração ao aniversário de São Francisco de Paula. Ao longo do ano de 2023, a administração municipal vai realizar 120 atividades e eventos para comemorar os 120 anos do Município.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024