A atividade busca registrar através das artes visuais, de forma autoral, o Lago São Bernardo
A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto promove no dia 27 de maio a segunda etapa do “Pintando e Desenhando o Lago São Bernardo”. O projeto, em comemoração aos 120 anos de São Francisco de Paula, busca registrar através da produção artística e cultural, por meio da pintura e do desenho, o Lago São Bernardo, em dois momentos do ano de 2023. O convite se estende a toda comunidade, artistas e aspirantes a artistas e as inscrições acontecem até o dia 26 de maio pelo WhastApp 54 3244-3822.
O objetivo principal do Projeto é retratar, através da expressão artística, o atual momento histórico por meio da observação dos elementos naturais contidos nas paisagens do Lago, o principal ponto turístico de São Francisco de Paula. As obras produzidas servirão como registro histórico gráfico e serão apresentadas em forma de exposição. A primeira etapa do projeto aconteceu no dia 17 de março e reuniu cerca de 35 artistas. As obras da primeira etapa estão expostas no Centro de Informações Turísticas até o dia 26 de maio.
O encontro deve propiciar um momento de troca entre artistas pintores e desenhistas da comunidade, de idades diversas, em um espaço para interação e aprendizado sobre os tipos de arte e traços de pintura em tela e desenho em papel, com a reprodução de diferentes olhares sobre a mesma paisagem.
Os requisitos para inscrição são:
- Nome completo/ número de identidade
-Telefone para contato
- Escolha da Categoria para participação: pintura em tela/madeira ou desenho em folha a3.
-Se for menor de 18 anos deverá constar o nome do responsável e número de identidade e também a Identificação da Escola que está matriculado.
-Podem participar pessoas não residentes no município
As condições para participação:
-Os artistas plásticos deverão levar o seu material para realizar a pintura. Sugere-se tela, madeira, cavalete, paletas, pincéis e outros materiais de uso próprio.
-Os artistas que forem realizar a reprodução em folha A3 receberão às folhas no local do evento e deverão levar seu material de lápis, giz, lápis colorido ou outro material que for realizar a arte.
-Será disponibilizado no dia do evento para assinatura um documento de autorização do artista, onde constará a permissão de utilização pública da arte produzida, para futura divulgação em exposições, mostra, publicação e reprodução, respeitando as regras de autoria da obra.