31 MAI 2023
Secretaria de Meio Ambiente e UERGS realizam evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Evento é aberto à comunidade e acontece no dia 5 de junho na Câmara de Vereadores

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), promove evento especial para comemorar e conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental. O objetivo principal do evento é apresentar os projetos e parcerias que foram desenvolvidos entre as instituições, destacando suas contribuições para a questão ambiental. O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 18h.

Durante o evento, será apresentado para a população o projeto "Um milhão de Araucárias", projeto desenvolvido exclusivamente pela Prefeitura, que vai pagar um valor anual para agricultores plantarem a espécie que está em Perigo Crítico de Extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Outro projeto apresentado será o "Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica", fruto da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a UERGS. Esse plano tem como objetivo principal a recuperação e preservação da mata atlântica, um dos biomas mais ameaçados do país. Através de ações de reflorestamento, educação ambiental e fiscalização, busca-se reverter os danos causados à biodiversidade local e promover a conscientização da população sobre a importância desse ecossistema.

Também faz parte do evento a apresentação do projeto "Águas para um Futuro", resultado da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, a UERGS e o Ministério Público. Esse projeto tem como objetivo promover a conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos, além de incentivar a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação das águas.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente Michele Knob Koch, a iniciativa de realizar um evento para apresentar à comunidade esses projetos reflete o compromisso da Secretaria de Meio Ambiente e da UERGS em promover a conscientização ambiental e incentivar a participação ativa da população na preservação do meio ambiente. "Ao compartilhar as experiências e resultados obtidos, esperamos inspirar e engajar mais pessoas a adotarem práticas sustentáveis em seu dia a dia, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e harmonioso com a natureza", destacou a Secretária.