06 JUN 2023
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e UERGS firmam parceria para o Projeto Águas para o Futuro
Foto: Josiele Silva
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), realizou na noite da última segunda-feira (6), evento em alusão à data com o objetivo de comemorar e conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental. Durante o evento, foi oficializada a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a UERGS para a execução do projeto "Águas para o Futuro", que visa realizar a identificação, monitoramento, preservação e recuperação das nascentes do município de São Francisco de Paula.

A assinatura de um termo de cooperação com a UERGS reforça os esforços da administração municipal com as questões ambientais, atribuindo à universidade a execução do projeto, com seu embasamento técnico científico e a contribuição de alunos e pesquisadores engajados na preservação ambiental. Ao mesmo tempo, A Prefeitura também possui um termo de cooperação com a Promotoria de Justiça Regional, que estabelece as responsabilidades do município em cumprir sua parte no projeto. Essa parceria visa assegurar o compromisso do órgão público em desempenhar suas obrigações em prol da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade Michele Knob Koch, a união dessas forças representa um marco importante para o projeto Águas para o Futuro. "A parceria firmada com a UERGS completa uma cadeia de ações que estamos desenvolvendo em prol do meio ambiente em nosso município. A universidade será responsável pela execução do projeto, trazendo consigo a expertise acadêmica e o comprometimento de seus profissionais e estudantes", ressaltou a Secretária.

Participaram do ato de assinatura o prefeito Marcos Aguzzolli, o vice-prefeito Thiago Teixeira, a secretária de meio ambiente e sustentabilidade Michele Knob Koch, o diretor regional 2 da UERGS Rodrigo Koch, a presidente do Conselho de Meio Ambiente Isadora Castro, o vereador Andrei Lauxen e a professora da UERGS Marcia Berreta.

Sobre o projeto "Águas para o Futuro"
O projeto "Águas para o Futuro" tem como objetivo principal a identificação, monitoramento, preservação e recuperação das nascentes do município de São Francisco de Paula. Por meio da cooperação entre a Secretaria de Meio Ambiente, a Promotoria de Justiça Regional e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), busca-se promover a sustentabilidade, a conscientização ambiental e a formação de futuros profissionais capacitados para lidar com os desafios ambientais da atualidade.