Secretaria de Saúde confirma 4 casos de Influenza em São Francisco de Paula e orienta vacinação contra a gripe
Vírus é o mesmo que provoca surtos em São Paulo e Rio de Janeiro e já causou morte em Salvador
O Estado confirmou neste mês 13 casos de Influenza no Rio Grande do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde confirma que 4 destes casos são em São Francisco de Paula, de dois núcleos familiares diferentes. Os pacientes confirmados até o momento apresentam apenas síndrome gripal e estão fora de risco, de acordo com a Secretaria de Saúde. A situação, no entanto, necessita de cuidados extras, de acordo com a enfermeira da saúde básica de São Francisco de Paula Barbara Kuster, que reforçou em entrevista o pedido para que a população de vacine contra a gripe.
Este é o mesmo vírus que provoca surtos em São Paulo e Rio de Janeiro, no entanto, ainda não é possível dizer que se trata da mesma linhagem, chamada de Darwin, para a qual ainda não há vacina disponível. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, Manaus e Bahia já relataram surtos de gripe. Salvador divulgou na quarta-feira a primeira morte pelo vírus, mesmo que ainda não esteja confirmada se o óbito foi provocado pela nova mutação. As amostras dos casos de São Francisco de Paula seguirão para a Fiocruz para sequenciamento completo.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas de Influenza são semelhantes aos do coronavírus: pessoas com febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. A vacina contribui para diminuir a gravidade dos casos, reduzindo número de internações hospitalares, complicações e óbitos.
A população pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta no Posto de Saúde Central, na Sala de Vacina, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.