O Bolicho do Chapéu, que já possuía registro para produção e venda de ambrosia e doce de leite, recebeu na última semana, o certificado de livre de brucelose e tuberculose para a produção e comercialização de queijo serrano. Além do Bolicho do Chapéu, também possuem o registro a agroindústria Fazenda São João e a Fazenda Sopro do Minuano.
O queijo artesanal serrano é elaborado com leite cru e por isso está certificação é uma exigência para a sua produção e registro. Para a segurança do consumidor, além da exigência de livre brucelose tuberculose, as agroindústrias registradas no SIM (Sistema de Inspeção Municipal) de São Francisco de Paula recebem vistorias e análise de produtos periódicos.
A Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Econômico orienta que os consumidores adquiram produtos de origem animal de produtores formais, devidamente registrado no SIM do nosso município. Dessa forma, além da garantia de um alimento seguro, também estarão valorizando nossos produtores locais.
A brucelose e a Tuberculose
A brucelose e a tuberculose são zoonoses causadoras de consideráveis prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produzem na produtividade dos rebanhos e dos riscos que acarretam à saúde humana.
Sabe-se que a brucelose atinge tanto o gado de corte como o gado de leite, enquanto a tuberculose é um problema mais sério para os produtores de leite.
A Secretaria de Agricultura
O trabalho dos técnicos não se restringe a somente orientar e prevenir o surgimento de doenças graves que podem acarretar agravos em saúde pública, mas também em evitar que a população consuma produtos de origem animal com possível contaminação do Mycobacterium bovis, causador de tuberculose animal e que os seres humanos ao consumir carne e leite poderão se contaminar.